Escritório de Processos

Por Marcelo Silva Freitas Em 11/07/24 14:38 Atualizada em 12/06/25 14:11

O Escritório de Processos (EP) da Universidade Federal de Jataí (UFJ) foi instituído pela Portaria nº 836/2024, de 11/07/2024, e está vinculado à Coordenação de Processos e Governança de Dados (CPGD) da Pró-reitoria de Planejamento (PROPLAN). 
Terá como atividades primordiais gerenciar as ações de mapeamento, análise, modelagem, melhoria, integração, padronização e transformação dos processos de trabalho da UFJ, visando a eficiência na execução dos serviços e racionalização dos recursos, contribuindo, assim, com o cumprimento dos objetivos estratégicos e da missão institucional.

O EP contará com a ajuda de representantes de vários setores da UFJ na forma do Comitê de Gestão de Processos e Riscos. As portarias relativas a este comitê podem ser encontradas nos links abaixo.

Criação do Comitê de Gestão de Processos e Riscos - Atribuições (clique aqui)

Criação do Comitê de Gestão de Processos e Riscos - Designações (clique aqui)

 

 Atribuições

São atribuições do Escritório de Processos:

I –  apoiar, coordenar e sistematizar as atividades desenvolvidas pelo Comitê de Gestão de Processos e Riscos;

II –  realizar autoavaliação periódica dos resultados do EP;

III –  coordenar a divulgação de ações e resultados das atividades desenvolvidas;

IV –  subsidiar o Comitê Estratégico de Governança, Riscos e Controles na elaboração da Política de Gestão de Riscos;

V –  avaliar o grau de aderência dos macroprocessos da instituição à cadeia de valor integrada – CVI da Educação;

VI –  desenvolver um manual com orientações para determinação de níveis de risco, classificação e priorização dos riscos, e ainda para seleção das medidas de tratamento.

 

 Portfólio de Processos

Setor Sigla Mapeamento
Áreas Gerenciais
Auditoria AUDIN Não iniciado
Comissão de Ética CE Não iniciado
Comissão Permanente de Pessoal Docente - CPPD CPPD Não iniciado
Conselho de Ensino, Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação - CEPEPE CEPEPE Não iniciado
Conselho Universitário - CONSUNI CONSUNI Não iniciado
Coordenadoria de Ações Afirmativas CAAF Não iniciado
Corregedoria COR Não iniciado
Comissão Própria de Avaliação - CPA CPA Não iniciado
Diretoria de Assuntos Administrativos DAA Não iniciado
Núcleo de Acessibilidade e Inclusão NAI Não iniciado
Secretaria de Comunicação Institucional SECOM Em andamento
Secretaria de Órgãos Colegiados SEOC Não iniciado
Ouvidoria OUV Em andamento
Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento PROPLAN Em andamento
Procuradoria Educacional Institucional PEI Não iniciado
Áreas Finalísticas
Pró-Reitoria de Graduação - clique aqui PROGRAD Em andamento
Pró-Reitoria de Pós-Graduação - Programas Stricto Sensu - clique aqui PRPG-SS Em andamento
Pró-Reitoria de Pós-Graduação - Programas Lato Sensu - clique aqui PRPG-LS Em andamento
Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte PROECE Em andamento
Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação PRPI Em andamento
Unidades Acadêmicas UAs Não iniciado
Áreas de Suporte
Centro de Gestão Acadêmica - Graduação - clique aqui CGA-GRAD Em andamento
Centro de Gestão Acadêmica - Pós-graduação - clique aqui CGA-PG Em andamento
Escritório de Internacionalização EI Não iniciado
Pró-Reitoria de Administração e Finanças - clique aqui PROAD Em andamento
Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis PRAE Em andamento
Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas - clique aqui PROPESSOAS Em andamento
Secretaria de Infraestrutura SEINFRA Em andamento
Secretaria de Transportes SETRAN Em andamento
Secretaria de Tecnologia da Informação SeTI Em andamento
Sistema de Bibliotecas SIBI Não iniciado
Gabinete GAB Não iniciado

 

 Portarias

Criação da Coordenação de Processos e Governança de Dados e institui o Escritório de Governança de Dados e Segurança da Informação (clique aqui).

Criação do Comitê de Gestão de Processos e Riscos - Atribuições (clique aqui)

Criação do Comitê de Gestão de Processos e Riscos - Designações (clique aqui)