Planejamento e Desenvolvimento Institucional

Por Marcelo Silva Freitas Em 11/07/24 09:44 Atualizada em 17/04/25 10:05

 

A Portaria nº 290/2025, de 10 de abril de 2025, criou e formalizou as atribuições da Coordenação de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (CPDI), quais sejam:

 

I - coordenar as atividades relacionadas ao planejamento e desenvolvimento institucional da Universidade;

II - liderar e conduzir os processos de elaboração, revisão, monitoramento e avaliação do PDI, do Plano de Gestão e do Planejamento Estratégico Institucional Participativo;

III - monitorar e avaliar o cumprimento dos objetivos estratégicos e respectivas metas, considerando a eficácia, efetividade e entrega dos valores públicos;

IV - apoiar o desenvolvimento, o monitoramento e a avaliação dos Planos de Desenvolvimento das Unidades - PDU, que compreende os planejamentos táticos e operacionais das unidades acadêmicas e administrativas;

V - definir e manter atualizada a identidade estratégica e o mapa estratégico da UFJ;

VI - organizar e conduzir o processo de construção coletiva dos instrumentos de planejamento institucional, que compreende, dentre outras ações, a elaboração de roteiros, templates, ferramentas, sítios eletrônicos e cursos auxiliares, dentre outras ações;

VII - contribuir com a implementação e o aperfeiçoamento dos modelos de governança, de modernização das estruturas regimentais, de aprimoramento da gestão estratégica e de gestão de processos e riscos, com foco na cadeia de valores da UFJ;

VIII - fortalecer e contribuir com o alinhamento estratégico através da articulação entre os instrumentos de gestão institucionais;

IX - realizar semestralmente com as Unidades administrativas seminários/workshops de planejamento, monitoramento e avaliação;

X - publicar anualmente o boletim para acompanhamento/atualização das ações definidas no PDI e no Plano de Gestão;

XI - liderar e conduzir a elaboração do Relato Integrado de Gestão - RIG e do Levantamento iESGo - Índice ESG (EnvironmentalSocial and Governance) ao TCU;

XII - desenvolver, aperfeiçoar e difundir técnicas e métodos de planejamento, contribuindo, inclusive, com a realização de treinamentos e capacitações aos(às) servidores(as);

XIII - prospectar as necessidades e as oportunidades de inovação e desenvolvimento estratégico institucional, promovendo ações de modo transversal e mecanismos de transmissão dos resultados para a comunidade;

XIV - contribuir com a implementação e condução do Comitê de Planejamento Estratégico, com carácter integrado e participativo;

XV - fomentar a inovação da gestão estratégica da instituição, de forma colaborativa, com ênfase em projetos estratégicos institucionais relacionados; 

XVI - implementar estratégias de ESG (Environmental, Social and Governance) na UFJ;

XVII - atuar de forma conjunta com o Comitê de Governança Orçamentária com vistas a promover o planejamento estratégico integrado da Universidade;

XVIII - desenvolver estudos e análises visando o fornecimento de subsídios para a fixação, aperfeiçoamento e modificação de políticas institucionais;

XIX - elaborar relatórios, sistematizar e prestar as informações concernentes à Coordenação solicitados pela chefia, Reitoria, órgãos de controle ou Conselhos Superiores; e

XX - prestar apoio ao(à) Pró-reitor(a), quando solicitado.

 

Para mais informações sobre a atuação da CPDI, acesse as seguintes páginas:

- Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI

- Plano de Gestão

- Gestão Estratégica

- Planejamento Estratégico 2025

- Relatório Integrado de Gestão - RIG

- Indicadores do Tribunal de Contas da União - TCU

 

Contatos:

E-mail: planejamento@ufj.edu.br

Telefone fixo e WhatsApp: (64) 3606-8386