Planejamento e Desenvolvimento Institucional
A Portaria nº 290/2025, de 10 de abril de 2025, criou e formalizou as atribuições da Coordenação de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (CPDI), quais sejam:
I - coordenar as atividades relacionadas ao planejamento e desenvolvimento institucional da Universidade;
II - liderar e conduzir os processos de elaboração, revisão, monitoramento e avaliação do PDI, do Plano de Gestão e do Planejamento Estratégico Institucional Participativo;
III - monitorar e avaliar o cumprimento dos objetivos estratégicos e respectivas metas, considerando a eficácia, efetividade e entrega dos valores públicos;
IV - apoiar o desenvolvimento, o monitoramento e a avaliação dos Planos de Desenvolvimento das Unidades - PDU, que compreende os planejamentos táticos e operacionais das unidades acadêmicas e administrativas;
V - definir e manter atualizada a identidade estratégica e o mapa estratégico da UFJ;
VI - organizar e conduzir o processo de construção coletiva dos instrumentos de planejamento institucional, que compreende, dentre outras ações, a elaboração de roteiros, templates, ferramentas, sítios eletrônicos e cursos auxiliares, dentre outras ações;
VII - contribuir com a implementação e o aperfeiçoamento dos modelos de governança, de modernização das estruturas regimentais, de aprimoramento da gestão estratégica e de gestão de processos e riscos, com foco na cadeia de valores da UFJ;
VIII - fortalecer e contribuir com o alinhamento estratégico através da articulação entre os instrumentos de gestão institucionais;
IX - realizar semestralmente com as Unidades administrativas seminários/workshops de planejamento, monitoramento e avaliação;
X - publicar anualmente o boletim para acompanhamento/atualização das ações definidas no PDI e no Plano de Gestão;
XI - liderar e conduzir a elaboração do Relato Integrado de Gestão - RIG e do Levantamento iESGo - Índice ESG (Environmental, Social and Governance) ao TCU;
XII - desenvolver, aperfeiçoar e difundir técnicas e métodos de planejamento, contribuindo, inclusive, com a realização de treinamentos e capacitações aos(às) servidores(as);
XIII - prospectar as necessidades e as oportunidades de inovação e desenvolvimento estratégico institucional, promovendo ações de modo transversal e mecanismos de transmissão dos resultados para a comunidade;
XIV - contribuir com a implementação e condução do Comitê de Planejamento Estratégico, com carácter integrado e participativo;
XV - fomentar a inovação da gestão estratégica da instituição, de forma colaborativa, com ênfase em projetos estratégicos institucionais relacionados;
XVI - implementar estratégias de ESG (Environmental, Social and Governance) na UFJ;
XVII - atuar de forma conjunta com o Comitê de Governança Orçamentária com vistas a promover o planejamento estratégico integrado da Universidade;
XVIII - desenvolver estudos e análises visando o fornecimento de subsídios para a fixação, aperfeiçoamento e modificação de políticas institucionais;
XIX - elaborar relatórios, sistematizar e prestar as informações concernentes à Coordenação solicitados pela chefia, Reitoria, órgãos de controle ou Conselhos Superiores; e
XX - prestar apoio ao(à) Pró-reitor(a), quando solicitado.
Para mais informações sobre a atuação da CPDI, acesse as seguintes páginas:
- Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI
- Planejamento Estratégico 2025
- Relatório Integrado de Gestão - RIG
- Indicadores do Tribunal de Contas da União - TCU
Contatos:
E-mail: planejamento@ufj.edu.br
Telefone fixo e WhatsApp: (64) 3606-8386