Atos autorizativos MEC - Visitas In loco
Quais são os atos autorizativos do MEC?
Faz parte das autorizações do MEC, os processos relacionados à Instituição e aos cursos. Estes atos estão distribuídos conforme abaixo:
Fonte: Elaboração própria
Quando acontece uma visita in loco?
Uma das etapas dos processos autorizativos de curso é visita in loco que ocorre nos casos de processos de reconhecimento e renovação de reconhecimento, na modalidade completa. Desde 2021, foi implantada pelo INEP, a visita in loco virtual para a maioria dos cursos, com exceção de Direito, Medicina, Psicologia, Odontologia e Enfermagem, está sendo realizada de forma virtual pelo INEP/MEC e continua seguindo os instrumentos avaliativos de 2017.
Quais documentos devem ser compartilhados com a Comissão Avaliadora?
Os documentos oficiais são solicitados com as devidas comprovações. Devem também ser disponibilizados para acesso da comunidade acadêmica de forma virtual nos canais oficiais da instituição. A base deve ser sempre o instrumento de avaliação. Arquivos deverão ter formato PDF em um drive na nuvem institucional, sendo que cada Coordenação deve organizá-los em pastas, por dimensão:
- Organização Didático Pedagógica (peso 30%);
- Corpo Docente ou Tutorial (peso 40%);
- Infraestrutura (peso 30%);
- Documentos Institucionais (Estatuto, PDI, PPC, Resoluções CONSUNI/CEPEC, Relatórios, Atas, etc).
Quais documentos que devem ser disponibilizados?
No âmbito institucional:
- Documentos da UFJ (acesso no final da página)
- Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), em vigência;
- Estatuto Social / Regulamento Geral / Regimento Interno da IES;
- Organograma Geral da IES;
- Projeto Pedagógico Institucional (PPI);
- Projeto de Avaliação Institucional;
- Relatórios dos processos de autoavaliação, elaborados pela CPA e postados no sistema e-MEC, atas das reuniões da CPA;
- Estatuto, CNPJ e Atos Legais;
- Dados Gerais e Específicos da IES, constantes do Censo da Educação Superior e do e-MEC;
- Relatório do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) da IES;
- Atos legais de Recredenciamento da IES, com respectivo relatório da Comissão de Avaliação in loco (ato vigente).
- Informações sobre o processo seletivo da instituição, incluindo os editais publicados;
- Portarias de nomeação (CPA, gestão e outros);
- Atas do Conselho Superior, Conselho Diretor e CPA;
- Registro em cartório, comprovações do imóvel, auto de vistoria do Corpo de Bombeiros e demais documentos referentes à constituição da mantenedora e da mantida;
- Plano de Atualização e Manutenção do Acervo da Biblioteca;
No âmbito do Curso:
- Normas de funcionamento dos Colegiados de Curso, condução das matérias e organização.
- Modelos de Diários de Classe ou outras formas de registro do conteúdo que é ministrado pelos docentes, bem como o controle de frequência dos estudantes.
- Informações sobre processo seletivo do curso, incluindo os editais publicados;
- Regulamentos (Estágio Curricular Supervisionado, Trabalho de Conclusão de Curso, Monitoria, Laboratórios, Atividades Acadêmicas Complementares...)
- Portarias de nomeação (NDE, Colegiado de Curso, e outros);
- Projeto Pedagógico do Curso (PPC), em processo de avaliação;
- Relatório da Avaliação do Curso, realizada por comissão in loco INEP/MEC quando o curso já tiver passado por visita anteriormente;
- Relatório do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), IGC, CPC do curso;
- Atas do Conselho Superior, Colegiado do Curso, NDE e outros;
- Documentação referente em conformidade com a Resolução CNE/CP nº 1/2012 que o curso contemple direitos humanos;
- Relatório Assinado pelo NDE atestando a compatibilidade do Acervo da Biblioteca com o conteúdo e adequação a quantidade de exemplares de cada título pelo número de vagas;
- Plano de Atualização e Manutenção da Infraestrutura Física;
- Plano de Carreira e Capacitação Docente;
- Plano de Carreira e Capacitação Técnico-Administrativo;
- Documentação Comprobatória de Capacitação Docente e Capacitação de Pessoal Técnico Administrativo;
- Documentação dos Docentes:
- Portarias de Nomeação;
- Currículos Lattes atualizados do coordenador do curso e dos professores com documentações comprobatórias (Publicações dos últimos 3 anos)
- Quadro (tabela, conforme abaixo) contendo: nome do professor, Área de Graduação e ano de conclusão da Graduação (GAD), Área de Especialização e ano de conclusão da Especialização, se houver (ESP), Área de Mestrado e ano de conclusão do Mestrado, se houver (MEST), Área de Doutorado e ano de conclusão do Doutorado, se houver (DOUT), regime de trabalho (RT), tempo de contrato de trabalho contínuo com a IES (T), Tempo de Experiência no Magistério Superior, inclusive na IES (TMG), tempo de trabalho fora do magistério, se houver (TFM), quantidade de produção dos últimos 3 anos – 2016-2018 (P), Link do Lattes e data de atualização. Exemplo de cabeçalho da tabela:
Nome |
GAD | ESP | MEST | DOUT | RT | T | TMG | TFM | G |
- Quadro contendo informações sobre o nome dos tutores (quando houver), Área de Graduação e ano de conclusão da Graduação (GAD), Área de Especialização e ano de conclusão da Especialização, se houver (ESP), Área de Mestrado e ano de conclusão do Mestrado, se houver (MEST), Área de Doutorado e ano de conclusão do Doutorado, se houver (DOUT), regime de trabalho (RT), tempo de contrato de trabalho contínuo com a IES (T), Link do Lattes e data de atualização. Exemplo de cabeçalho da tabela:
Nome |
GAD | ESP | MEST | DOUT | RT | T |
Processos de atos autorizativos em andamento na UFJ
Processo e-MEC |
Nome do Curso |
Tipo de processo |
Situação visita |
202217822 |
Agronomia |
Renovação de Reconhecimento |
Visita Realizada. Recurso mantido pela CTAA. Conceito 4. Aguardando Portaria |
202217823 |
Engenharia Florestal |
Renovação de Reconhecimento |
Visita realizada. Conceito 5. Aguardando emissão de portaria. |
202217824 |
Fisioterapia |
Renovação de Reconhecimento |
Visita realizada. Conceito 5. Aguardando emissão de portaria. |
202217825 |
Medicina Veterinária |
Renovação de Reconhecimento |
Visita realizada. Conceito 4. Aguardando emissão de portaria. |
202217826 |
Enfermagem |
Renovação de Reconhecimento |
Visita in loco presencial de 06 a 10/10/2024 |
202217827 |
Biomedicina |
Renovação de Reconhecimento |
Visita realizada. Conceito 4. Aguardando emissão de portaria. |
202321431 |
Pedagogia |
Renovação de Reconhecimento |
Visita in loco virtual de 30/10 a 01/11/2024 |
202321569 |
Matemática |
Renovação de Reconhecimento |
Visita in loco virtual de 25 a 27/11/2024 |
202332778 |
Química (Bacharelado) |
Reconhecimento de curso |
Visita realizada. Conceito 4. Aguardando emissão de portaria. |
Documentos da UFJ |
Orientações (Drive Compartilhado) |
Para as visitas in loco na modalidade virtual, os arquivos são compartilhados com a Comissão Avaliadora do INEP/MEC através do Google Drive.
- Prazo de compartilhamento até 07 dias antes da data agendada para visita;
- A organização deve ser a mesma do Instrumento de Avaliação. (clique aqui)
Sugerimos a criação de 3 pastas principais, uma para cada dimensão, contendo subpastas para cada indicador como no exemplo:
Pasta 1: Organização Didático-Pedagógica
- Subpasta 1.1: Políticas Institucionais no âmbito do curso
- Subpasta 1.2: Objetivos do curso
Pasta 2: Corpo docente e tutorial
- Subpasta 2.1: NDE
- Subpasta 2.2: Equipe Multidisciplinar (NSA) - deixar a pasta vazia ou pular o item para o próximo com conteúdo a ser inserido
Pasta 3: Infraestrutura
- Subpasta 3.1: Espaço de trabalho para docentes em tempo integral
- Subpasta 3.2: Espaço de trabalho para o coordenador
Modelo de pastas das dimensões e suas subpastas no drive:
Observações:
- Inserir apenas os documentos relacionados aos indicadores contemplados para o seu curso.
- A documentação do curso deve ser apresentada desde o último ato autorizativo vigente. Para consulta: (clique aqui)
- A documentação dos docentes é referente aos 3 últimos anos anteriores à data agendada para a visita in loco
Modelos (Sugestão) de documentos:
Checklist Dimensão 1 - Organização didático-pedagógica (clique aqui)
Checklist Dimensão 2 - Corpo docente e tutorial (clique aqui)
Checklist Dimensão 3 - Infraestrutura (clique aqui)
Modelos (Sugestão) de documentos - Dimensão 1 e Dimensão 2
Relatório de adequação da bibliografia (NDE): (clique aqui)
Relatório de estudo do corpo docente (NDE): (clique aqui)
Página com informações do NDE: (clique aqui)
Planejamento atividades (NDE): (clique aqui)
Regimento interno do curso: (clique aqui)
Regime interno do NDE: (clique aqui)
Plano de ação do coordenador: (clique aqui)
Relatório das comissões internas: (clique aqui)
Modelo de instrução informativo aos docentes: (clique aqui)
Modelos de estudo sobre nùmero de vagas: (clique aqui); (clique aqui); (clique aqui).
Modelos (Sugestão) de documentos - Dimensão 3
Resolução CEPEC 722 sobre empréstimos de equipamentos: (clique aqui)
POP (Laboratório de Informática - Curso de Medicina): (clique aqui)
Manual de procedimento (Laboratório de Informática - Curso de Medicina): (clique aqui)
Memorial descritivo (Laboratório de Informática - Curso de Medicina): (clique aqui)
Memorial descritivo elétrico e cabeamento UFJ: (clique aqui)
Tutorial de acesso eduroam: (clique aqui)
Chromebooks (registro fotográfico): (clique aqui)
Registros fotográficos de Laboratórios (Laboratório de Informática - Curso de Medicina): (clique aqui)
Plano de Avaliação Periódica dos Espaços - UFJ: (clique aqui)
Manual de atendimento ao aluno: (clique aqui)
Orientações sobre manutenção (GLPI): (clique aqui)
Termo de manutenção UFJ: (clique aqui)