Atos autorizativos MEC - Visitas In loco

Quais são os atos autorizativos do MEC?

Faz parte das autorizações do MEC, os processos relacionados à Instituição e aos cursos. Estes atos estão distribuídos conforme abaixo:

Organograma - Atos AutorizativosFonte: Elaboração própria


Quando acontece uma visita in loco?

Uma das etapas dos processos autorizativos de curso é visita in loco que ocorre nos casos de processos de reconhecimento e renovação de reconhecimento, na modalidade completa. Desde 2021, foi implantada pelo INEP, a visita in loco virtual para a maioria dos cursos, com exceção de Direito, Medicina, Psicologia, Odontologia e Enfermagem, está sendo realizada de forma virtual pelo INEP/MEC e continua seguindo os instrumentos avaliativos de 2017.

 

Quais documentos devem ser compartilhados com a Comissão Avaliadora?

Os documentos oficiais são solicitados com as devidas comprovações. Devem também ser disponibilizados para acesso da comunidade acadêmica de forma virtual nos canais oficiais da instituição. A base deve ser sempre o instrumento de avaliação. Arquivos deverão ter formato PDF em um drive na nuvem institucional, sendo que cada Coordenação deve organizá-los em pastas, por dimensão:

  • Organização Didático Pedagógica (peso 30%);
  • Corpo Docente ou Tutorial (peso 40%);
  • Infraestrutura (peso 30%);
  • Documentos Institucionais (Estatuto, PDI, PPC, Resoluções CONSUNI/CEPEC, Relatórios, Atas, etc).

 

Quais documentos que devem ser disponibilizados?

No âmbito institucional:

  • Documentos da UFJ (acesso no final da página)
  • Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), em vigência;
  • Estatuto Social / Regulamento Geral / Regimento Interno da IES;
  • Organograma Geral da IES;
  • Projeto Pedagógico Institucional (PPI);
  • Projeto de Avaliação Institucional;
  • Relatórios dos processos de autoavaliação, elaborados pela CPA e postados no sistema e-MEC, atas das reuniões da CPA;
  • Estatuto, CNPJ e Atos Legais;
  • Dados Gerais e Específicos da IES, constantes do Censo da Educação Superior e do e-MEC;
  • Relatório do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) da IES;
  • Atos legais de Recredenciamento da IES, com respectivo relatório da Comissão de Avaliação in loco (ato vigente).
  • Informações sobre o processo seletivo da instituição, incluindo os editais publicados;
  • Portarias de nomeação (CPA, gestão e outros);
  • Atas do Conselho Superior, Conselho Diretor e CPA;
  • Registro em cartório, comprovações do imóvel, auto de vistoria do Corpo de Bombeiros e demais documentos referentes à constituição da mantenedora e da mantida;
  • Plano de Atualização e Manutenção do Acervo da Biblioteca;

 

No âmbito do Curso:

  • Normas de funcionamento dos Colegiados de Curso, condução das matérias e organização.
  • Modelos de Diários de Classe ou outras formas de registro do conteúdo que é ministrado pelos docentes, bem como o controle de frequência dos estudantes.
  • Informações sobre processo seletivo do curso, incluindo os editais publicados;
  • Regulamentos (Estágio Curricular Supervisionado, Trabalho de Conclusão de Curso, Monitoria, Laboratórios, Atividades Acadêmicas Complementares...)
  • Portarias de nomeação (NDE, Colegiado de Curso, e outros);
  • Projeto Pedagógico do Curso (PPC), em processo de avaliação;
  • Relatório da Avaliação do Curso, realizada por comissão in loco INEP/MEC quando o curso já tiver passado por visita anteriormente;
  • Relatório do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), IGC, CPC do curso;
  • Atas do Conselho Superior, Colegiado do Curso, NDE e outros;
  • Documentação referente em conformidade com a Resolução CNE/CP nº 1/2012 que o curso contemple direitos humanos;
  • Relatório Assinado pelo NDE atestando a compatibilidade do Acervo da Biblioteca com o conteúdo e adequação a quantidade de exemplares de cada título pelo número de vagas;
  • Plano de Atualização e Manutenção da Infraestrutura Física;
  • Plano de Carreira e Capacitação Docente;
  • Plano de Carreira e Capacitação Técnico-Administrativo;
  • Documentação Comprobatória de Capacitação Docente e Capacitação de Pessoal Técnico Administrativo;
  • Documentação dos Docentes:
     
  • Portarias de Nomeação;
  • Currículos Lattes atualizados do coordenador do curso e dos professores com documentações comprobatórias (Publicações dos últimos 3 anos)
  • Quadro (tabela, conforme abaixo) contendo: nome do professor, Área de Graduação e ano de conclusão da Graduação (GAD), Área de Especialização e ano de conclusão da Especialização, se houver (ESP), Área de Mestrado e ano de conclusão do Mestrado, se houver (MEST), Área de Doutorado e ano de conclusão do Doutorado, se houver (DOUT), regime de trabalho (RT), tempo de contrato de trabalho contínuo com a IES (T), Tempo de Experiência no Magistério Superior, inclusive na IES (TMG), tempo de trabalho fora do magistério, se houver (TFM), quantidade de produção dos últimos 3 anos – 2016-2018 (P), Link do Lattes e data de atualização.

Exemplo:

Nome
GAD ESP MEST DOUT RT T TMG TFM G
 

 

  • Quadro contendo informações sobre o nome dos tutores (quando houver), Área de Graduação e ano de conclusão da Graduação (GAD), Área de Especialização e ano de conclusão da Especialização, se houver (ESP), Área de Mestrado e ano de conclusão do Mestrado, se houver (MEST), Área de Doutorado e ano de conclusão do Doutorado, se houver (DOUT), regime de trabalho (RT), tempo de contrato de trabalho contínuo com a IES (T), Link do Lattes e data de atualização.


Exemplo:

Nome
GAD ESP MEST DOUT RT T
 

 

Legislação Vigente
Decreto nº 9.235, de 15 de dezembro de 2017 Dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação das instituições de educação superior e dos cursos superiores de graduação e de pós-graduação no sistema federal de ensino. Ícone selecionar.
Portaria Normativa nº 23, de 21 de dezembro 2017 Dispõe sobre os fluxos dos processos de credenciamento e recredenciamento de instituições de educação superior e de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos superiores, bem como seus aditamentos. (Redação dada pela Portaria Normativa nº 742, de 3 de agosto de 2018) Ícone selecionar.
Portaria MEC/INEP Nº 165 de 20/04/2021 Institui a Avaliação Externa Virtual in Loco no âmbito das visitas por comissões de especialistas para avaliação externa de Instituições de Educação Superior e cursos de graduação, no âmbito do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), e da avaliação das Escolas de Governo. Ícone selecionar.
Portaria MEC/INEP Nº 183, DE 23 DE ABRIL DE 2021 Regulamenta o disposto na Portaria 165 de 20 de abril de 2021, que institui a Avaliação Externa Virtual in Loco no âmbito das visitas por comissões de especialistas para avaliação externa de Instituições de Educação Superior e cursos de graduação, no âmbito do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), e da avaliação das Escolas de Governo. Ícone selecionar.
Portaria MEC/INEP Nº 275 de 28/07/2021 Altera artigos da Portaria nº 165, de 20 de abril de 2021, e da Portaria nº 183, de 23 de abril de 2021, referentes a procedimentos no âmbito da Avaliação Externa Virtual in Loco realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Ícone selecionar.
Portaria MEC/INEP Nº 569, DE 16 DE DEZEMBRO DE 2021 Altera artigos da Portaria nº 183, de 23 de abril de 2021 e da Portaria 275, de 28 de julho de 2021 referentes a procedimentos no âmbito da Avaliação Externa Virtual in Loco realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Icone PDF

 

Existem documentos de apoio a serem consultados?
Manual como analisar o Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação Icone PDF
Manual como utilizar de forma competente o Instrumento de Avaliação Icone PDF
Manual como se preparar para receber uma Comissão de Avaliação Externa Icone PDF
Guia de Boas Práticas de Avaliação Externa Virtual In Loco Icone PDF
Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação Presencial e a Distância | Autorização VIGENTE Icone PDF
Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação Presencial e a Distância | Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento VIGENTE Icone PDF

 

Processos de atos autorizativos em andamento na UFJ

 

Processo e-MEC

Nome do Curso

Tipo de processo

Situação visita

202217822

Agronomia

Renovação de Reconhecimento

Visita in loco virtual agendada para 22 a 24/11/2023

202217823

Engenharia Florestal

Renovação de Reconhecimento

Visita realizada. Conceito 5. Aguardando emissão de portaria.

202217824

Fisioterapia

Renovação de Reconhecimento

Visita in loco virtual agendada para 20 a 22/11/2023

202217825

Medicina Veterinária

Renovação de Reconhecimento

Visita realizada. Conceito 4.

202217826

Enfermagem

Renovação de Reconhecimento

Visita in loco virtual agendada para 12 a 16/03/2024

202217827

Biomedicina

Renovação de Reconhecimento

Visita realizada. Conceito 4. Aguardando emissão de portaria.

202321431

Pedagogia

Renovação de Reconhecimento

Protocolo de processo/aguardando despacho saneador e o segundo formulário eletrônico

202321569

Matemática

Renovação de Reconhecimento

Protocolo de processo/aguardando despacho saneador e o segundo formulário eletrônico

 

Documentos da UFJ
Documentos da UFJ
Documentos
Regulatórios

Alvarás (Justificativa) Icone PDF
Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros  
Certidão de Débito Inscrito em Dívida Ativa Estadual Icone PDF
Certidão de Débitos Tributários e Dívida Ativa Municipal Icone PDF
Certidão de Imóvel - Câmpus Jatobá Icone PDF
Certidão de Imóvel - Câmpus Riachuelo Icone PDF
Certidão Negativa de Débitos Relativos aos Tributos Federais e à Dívida Ativa da União Icone PDF
Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas Icone PDF
Certificado de Regularidade do FGTS - CRF
Icone PDF
CNPJ Icone PDF
Escritura Imóvel - Câmpus Jatobá Icone PDF
Escritura Imóvel - Câmpus Riachuelo Icone PDF
IPTU Icone PDF
Lei de criação UFJ Icone PDF
Vigilância Sanitária (Justificativa) Icone PDF
Institucionais
Atas (Menu - Conselhos e Câmaras - Atas Aprovadas) Logo - WWW
Autoavaliação Institucional - 1º Relatório Parcial - 1º Ciclo Avaliativo (2021-2023) Ano Base 2021 Icone PDF
Balanço Patrimonial Logo - WWW
Calendário Acadêmico 2022 Icone PDF
Calendário Acadêmico 2023 Icone PDF
Censo (Dados Gerais e Específicos da IES) Logo - WWW
Comissão Própria de Avaliação Logo - WWW
Estatuto UFJ Icone PDF Icone PDF
Organograma Logo - WWW
PDI e PPI - UFG (a UFJ ainda não tem PDI e PPI) Icone PDF
Plano de Integridade Icone PDF
Plano Emergencial Icone PDF
Portaria de Aprovação do Estatuto UFJ Icone PDF
Portaria Nº 270/2022 - CPA Icone PDF
PRAE Icone PDF Ícone XLS
Processos Seletivos Logo - WWW Logo - WWW
Projeto de Avaliação Institucional - UFG (a UFJ ainda não tem) Icone PDF
Regimento UFJ Icone PDF 
RGCG: RESOLUÇÃO - CEPEC Nº 1557R Icone PDF
RGCG (Franqueado): RESOLUÇÃO – CONSUNI Nº 006/2021 Icone PDF
Termo de Cooperação Técnica e Aditivos Icone PDF
Ouvidoria Diretrizes Básicas Icone PDF
Portaria Nº 064/2020 Icone PDF
Portaria Nº 293/2022 Icone PDF Icone PDF
Relatórios Icone PDF


Portarias Vigentes dos Cursos da UFJ
Portaria 153/2023 - Ciências da Computação, Ciências Biológicas (Licenciatura), Ciências Biológicas (Bacharelado), Educação Física (Licenciatura), Física, Geografia (Bacharelado), História, Letras - Inglês, Letras - Língua Portuguesa e Química (Licenciatura)
Icone PDF
Portaria 041/2023 - Medicina
Icone PDF
Portaria 1473/2021 - Zootecnia
Icone PDF
Portaria 477/2021 - Direito
Icone PDF
Portaria 920/2018 - Engenharia Florestal, Matemática, Pedagogia.
Icone PDF
Portaria 136/2018 - Agronomia, Biomedicina, Educação Física (Bacharelado), Enfermagem, Fisioterapia e Medicina Veterinária.
Icone PDF
Portaria 1097/2015 - Geografia (Licenciatura) Icone PDF
Biblioteca
Contrato de uso - Sophia Icone PDF
Guia do Usuário  Icone PDF
Instrução Normativa do Conselho de Bibliotecas Icone PDF
Manual de Políticas de Indexação
Icone PDF
Plano de Contingência
Icone PDF
Plano Diretor da Biblioteca
Icone PDF
Política de Desenvolvimento de Coleções
Icone PDF
Política de Repositório
Icone PDF
Regulamento LAI
Icone PDF
ENADE
Relatório UFG 2018 Icone PDF
Relatório UFG 2019 Icone PDF
Relatório UFJ 2021 Icone PDF
Outros
Documentos

Modelo de relatório do NDE sobre Adequação de acervo bibliográfico Icone PDF
Comprovação de ações de responsabilidade social UFJ Logo - WWW
Covid-19 Comitê Interno Covid-19 Logo - WWW
Programa UFJ em ação na luta contra o Coronavírus Logo - WWW
Protocolo de Biossegurança UFJ Icone PDF
Retomada Presencial Logo - WWW

 

Orientações (Drive Compartilhado)

 

Para as visitas in loco na modalidade virtual, os arquivos são compartilhados com a Comissão Avaliadora do INEP/MEC através do Google Drive.

- Prazo de compartilhamento até 07 dias antes da data agendada para visita;
- A organização deve ser a mesma do Instrumento de Avaliação. (clique aqui)

 

Sugerimos a criação de 3 pastas principais, uma para cada dimensão, contendo subpastas para cada indicador como no exemplo:

 

Pasta 1: Organização Didático-Pedagógica

- Subpasta 1.1: Políticas Institucionais no âmbito do curso

- Subpasta 1.2: Objetivos do curso

 

Pasta 2: Corpo docente e tutorial

- Subpasta 2.1: NDE

- Subpasta 2.2: Equipe Multidisciplinar (NSA) - deixar a pasta vazia ou pular o item para o próximo com conteúdo a ser inserido

 

Pasta 3: Infraestrutura

- Subpasta 3.1: Espaço de trabalho para docentes em tempo integral

- Subpasta 3.2:  Espaço de trabalho para o coordenador

 

Modelo de pastas das dimensões no drive:

Dimensões

 

Modelo de Subpasta:

Subpastas

 

Observações:

- Inserir apenas os documentos relacionados aos indicadores contemplados para o seu curso.

- A documentação do curso deve ser apresentada desde o último ato autorizativo vigente. Para consulta: (clique aqui)

- A documentação dos docentes é referente aos 3 últimos anos anteriores à data agendada para a visita in loco

 

Modelos (Sugestão) de documentos:

Checklist Dimensão 1 - Organização didático-pedagógica (clique aqui)

Checklist Dimensão 2 - Corpo docente e tutorial (clique aqui)

Checklist Dimensão 3 - Infraestrutura (clique aqui)

 

Modelos (Sugestão) de documentos - Dimensão 1 e Dimensão 2

Relatório de adequação da bibliografia (NDE): (clique aqui)

Relatório de estudo do corpo docente (NDE): (clique aqui)

Página com informações do NDE: (clique aqui)

Planejamento atividades (NDE): (clique aqui)

Regimento interno do curso: (clique aqui)

Regime interno do NDE: (clique aqui)

Plano de ação do coordenador: (clique aqui)

Relatório das comissões internas: (clique aqui)

Modelo de instrução informativo aos docentes: (clique aqui)

Modelos de estudo sobre nùmero de vagas: (clique aqui); (clique aqui); (clique aqui).

Modelos (Sugestão) de documentos - Dimensão 3

Resolução CEPEC 722 sobre empréstimos de equipamentos: (clique aqui)

POP (Laboratório de Informática - Curso de Medicina): (clique aqui)

Manual de procedimento (Laboratório de Informática - Curso de Medicina): (clique aqui)

Memorial descritivo (Laboratório de Informática - Curso de Medicina): (clique aqui)

Memorial descritivo elétrico e cabeamento UFJ: (clique aqui)

Tutorial de acesso eduroam: (clique aqui)

Chromebooks (registro fotográfico): (clique aqui)

Registros fotográficos de Laboratórios (Laboratório de Informática - Curso de Medicina): (clique aqui)

Plano de Avaliação Periódica dos Espaços - UFJ: (clique aqui)

Manual de atendimento ao aluno: (clique aqui)

Orientações sobre manutenção (GLPI): (clique aqui)

Termo de manutenção UFJ: (clique aqui)