Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI
O Plano de desenvolvimento Institucional - PDI, elaborado para um período de cinco anos, é considerado um instrumento de planejamento estratégico que identifica a Instituição de Ensino Superior - IES no que diz respeito à sua filosofia de trabalho, à missão a que se propõe, às diretrizes pedagógicas que orientam suas ações, à sua estrutura organizacional e às atividades acadêmicas que desenvolve e/ou que pretende desenvolver (FORPDI, 2017).
O PDI deve possibilitar a fundamentação de um diagnóstico sistêmico e também as bases para reflexão, formulação, implementação e gestão dos planos de ação fomentadores do desenvolvimento integral pertinentes para o horizonte futuro estabelecido. A partir da sua elaboração, é possível acessar informações relevantes que auxiliarão na manutenção da competitividade das IES públicas e possibilitarão melhor controle dos recursos financeiros, viabilizando o investimento em áreas relevantes para a melhoria do desempenho institucional (FORPDI, 2017).
Entre os elementos obrigatórios que devem constar no PDI estão: a identidade estratégica institucional (missão, visão de futuro e valores); o projeto pedagógico institucional (PPI); a estrutura organizacional; a oferta de cursos e a respectiva organização didático-pedagógica; os critérios de seleção e avaliação dos corpos docente e discente; as políticas de atendimento aos discentes; o plano de carreira e qualificação do corpo técnico-administrativo e docente; as políticas de ensino, pesquisa, extensão e internacionalização; o plano de gestão administrativa e financeira; os critérios e instrumentos de avaliação e autoavaliação institucional; as ações de acessibilidade, sustentabilidade e inclusão; entre outros.
O PDI deve refletir o compromisso da instituição com a qualidade do ensino superior, articulando sua autonomia universitária com a responsabilidade pública e a efetividade na entrega dos valores públicos. É também um documento essencial para a supervisão e regulação do Ministério da Educação - MEC, servindo de base para a avaliação institucional e (re)credenciamento da instituição.
Fundamentos legais e normativos sobre o PDI:
- Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004
- Instrução Normativa - IN Conjunta MP/CGU nº 1, de 10 de maio de 2016
- Decreto nº 9.203, de 22 de novembro de 2017
- Decreto nº 9.235, de 15 de dezembro de 2017
- IN nº 24, de 18 de março de 2020, do Ministério da Economia
- Guia para elaboração do PDI - For PDI
Acesse aqui a versão atualizada do PDI 2023-2027 da UFJ.
- Resolução Consuni nº 31/2024 que aprovou a versão nº 7 do PDI
- Demais informações relativas ao processo de atualização do PDI realizado em 2024, acesse o processo SEI 23854.008990/2024-64
Acesse aqui a versão anterior do PDI 2023-2027 da UFJ (conteúdo das versões de 1 a 6).
Mapa Estratégico da UFJ:
Acesse aqui a planilha de detalhamento sobre os objetivos estratégicos da UFJ para o período de 2023-2027.
Na planilha você pode consultar as metas referentes a cada objetivo, as respectivas fórmulas de cálculo, responsáveis pela implementação, prazos, dentre outros elementos. Importante ressaltar que cada objetivo estratégico está vinculado a um ou mais desafios identificados no Plano de Gestão da Reitoria e também aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas - ONU.
Painel de monitoramento dos objetivos estratégicos [em construção]
Contatos:
E-mail: planejamento@ufj.edu.br
Telefone fixo e WhatsApp: (64) 3606-8386